Vela online

Agenda - confira os eventos

Assesar agenda completa

Warning: Illegal string offset 'id_equipe' in /home/paroqui1/public_html/paginas/equipe.php on line 4

Equipe de Coroinha

que é o coroinha?
O Coroinha, exerce o papel de acólito nas funções litúrgicas. O Acólito é instituído para servir ao altar e auxiliar o sacerdote e o Diácono. O coroinha ajuda a missa, ele não é apenas um enfeite.
 
O QUE É PRECISO PARA SER COROINHA?
1. Basta ter boa vontade
2. ser disponível para Deus e para sua comunidade.
3. Esforçar-se para ser bom, procurando viver o que Jesus viveu.
O que o coroinha deve conhecer?
1.    A santa missa, parte por parte
2.    Os lugares da igreja
3.    Os livros sagrados
4.    Os utensílios usados na celebração
5.    As vestes litúrgicas
6.    Seguir o que a igreja ensina
São Tarcísio (Padroeiro dos Coroinhas)
Viveu por volta do ano de 258 da era cristã , Tarcísio era acólito, acompanhando o próprio Papa na celebração Eucarística. Durante a terrível perseguição de Valeriano, muitos cristãos foram presos e condenados à morte. Nas tristes prisões , os cristãos desejavam ardentemente poder fortalecer - se com Cristo Eucarístico (chamado viático). Às vésperas de numerosas execuções de mártires , o Papa Sixto II não sabia como levar o Pão dos Fortes àquelas heróicas testemunhas de Cristo que estavam na cadeia.
Foi então que Tarcísio, com cerca de 12 anos de idade, ofereceu-se dizendo-se pronto para essa piedosa tarefa. Com relação ao perigo, Tarcísio afirmou que se sentia forte, disposto antes a morrer que a entregar as Sagradas Hóstias aos pagãos. Comovido por essa coragem , entregou numa caixinha de prata as Hóstias que deviam ser distribuídas como viático aos próximos mártires . Tarcísio passando pela Via Apia , a grande estrada ao lado da qual se encontram as catacumbas , alguns rapazes notaram sua estranha compostura e começaram a fazer perguntas do que levava, já suspeitando de algum segredo dos cristãos. Ele, porém ,julgando ser coisa indigna de entregar, negou-se terminantemente a fazê-lo. Foi então por eles torturado , batido e apedrejado. Após sua morte , revistaram-lhe o corpo e a caixinha , e nada foi achado do Sacramento de Cristo.
Seu corpo foi recolhido por um soldado ocultamente cristão de nome Quadrado, que o levou ás catacumbas, onde recebeu honorífica sepultura.
Conservam-se ainda nas catacumbas de São Calixto inscrições e restos arqueológicos que atestam a veneração que Tarcisio granjeou na Igreja Romana.
Tarcisio foi declarado padroeiro dos Coroinhas, porque servem ao Altar e ao Presbítero, e como exemplo de São Tarcisio, guarda a Sagrada Eucaristia com sua própria vida.
Sua festa é celebrada dia 15 de agosto.

CONFIRA A ESCALA DO GRUPO A. CLIQUE AQUI

CONFIRA A ESCALA DO GRUPO B. CLIQUE AQUI

EQUIPE RESPONSÁVEL: PASCOM

PRODUZIDO POR IMPACTAWEB