Warning: Illegal string offset 'id_equipe' in /home/paroqui1/public_html/paginas/equipe.php on line 4

Catequese

O Catecismo se divide em 4 Partes.

1ª parte - A profissão de Fé, baseada no Credo, cujo objeto é o mistério cristão

2ª parte - A celebração do Ministério Cristão, que trata da sagrada Liturgia

3ª parte - A vida em Cristo, baseada no Decálogo, apresenta o agir cristão

4ª parte - A Oração Cristã, expressada no Pai-Nosso

O SER CATEQUISTA, SEU ROSTO HUMANO E CRISTÃO

Pessoa que ama viver e se sente realizada:Assume seu chamado com entusiamo e como realização de sua vocação batismal, comprometendo sua vida em benefício de mais vida para o seu próximo. “Ser catequista é assumir corajosamnete o seu Batismo e vivenciá-lo na comunidade cristã. É mergulhar em Jesus e proclamar o Reino de Deus, convidando a uma pertença filial à Igreja.” (DNC 238)

Pessoa de maturidade humana e de equilíbrio psicológico: “Com base numa inicial maturidade humana, o exercício da catequese possibilita o crescimento do catequista no equilíbrio afetivo, no senso crítico, na unidade interiro, na capacidade de relações e de diálogo, no espírito construtivo e no trabalho de grupo”(DNC 239)

Pessoa de espiritualidade, que quer crescer em santidade:O catequista coloca-se na escola do Mestre e faz com Ele uma experiência de vida e de fé. Alimenta-se das inspirações do Espírito Santo para transmitir a mensagem com coragem, entusiamo e ardor. Nutre-se da Palavra, da vida de oração, da Eucaristia e da devoção mariana. Falará mais pela pelo exemplo do que pelas palavras que profere. A verdadeira formação alimenta a espiritualidade do próprio catequista, de maneira que a sua ação nasça do testemunho de sua própria vida.

Pessoa que sabe ler a presença de Deus nas atividades humana: Descobre o rosto de Deus nas pessoas, nos pobres, na comunidade, no gesto de justiça e partilha e nas realidades do mundo.

Pessoa integrada no seu tempo e identificada com sua gente: É aberta aos problemas reais e com sensibilidade cultuiral, social e política. Cada catequista assumirá melhor sua missão à medida que conhecer e for sensível à defesa da vida e às lutas do povo. “olha o mundo com os mesmos olhos com que Jesus contemplava a sociedade de seu tempo” (DNC 16)

Pessoa que busca, constantemente, cultivar sua formação: Assumir a missão catequética é cuidar com esmero de sua atoformação. Somos pessoas em processo de crescimento e de aprendizado, desde a infância até a velhice. A catequese, em qualquer ambiente, “ precisa de pessoas que buscam preparação e estejam dispostas a aprender sempre mais para dar um testemunho convincente de fé. Não basta boa vontade, é preciso uma atualização dinâmica…
Requer, também, uma grande intimidade com aPalvra de Deus, com a doutrina e a reflexão da Igreja…” (CMM 38, pg.55)

Pessoa de comunicaçã, capaz de construir comunhão: O catequista cultiva amizades, presta atenção nas pessoas, está atento a pequenos gestos que alimentam relacionamentos positivos. A delicadeza diária, simples, também é um anúncio do amor de Deus, através da consideração dos sentimentos das pessoas. “A comunicação autenticamente evangélica supõe uma experiencia de vida na fé e de fé, capaz de chegar ao coração daquele a quem se catequiza.”

CATEQUISTA
CAMINHAS... e nos teus passos ha milhões a caminharem contigo.
OLHAS... e no seu olhar muitos encontram alegria de viver.
SOFRES... e no teu sofrer apoias a criança, o jovem, o adulto, o homem caido que ninguem ajudou.
CHORAS... e no teu choro ha muitos que pensam em ti.
CALAS... e no teu calar ha uma doçura sem fim.
SORRIA ... e no teu sorriso ha corações que se encontram.
FALAS... e nas tuas palavras a criança encontra aquele algo diferente que procura.

Catequistas, não parem no caminho, por mais dura que seja a tua tarefa. Ha muitos esperando por ti, por teu AMOR, por tua prece, por tua generosidade, por tua paz, por tua palavra, sua evangelização.
Sabemos que há espinhos na caminhada que ferem e que sangram seus pés.
Sabemos que há vozes que te procuram massacrar e que há muitos torcendo para que jogues fora a missão que assumiste com o PAI.

JESUS te quer para sempre, CATEQUISTA!