Liturgia Diária

• V DOMINGO DA PÁSCOA (Branco, Glória, Creio - I Semana do Saltério) (29/04/2018)

29 de Abril de 2018

V DOMINGO DA PÁSCOA (Branco, Glória, Creio - I Semana do Saltério)

Antífona de entrada
    Cantai ao Senhor um canto novo, porque ele fez maravilhas; e revelou sua justiça diante das nações, aleluia! (Sl 97,1s)

Oração do Dia
    Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que crêem em Cristo a liberdade verdadeira e a herança eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1a Leitura - Atos 9,26-31

Leitura dos Atos dos Apóstolos.
    9 26 Chegando a Jerusalém, tentava ajuntar-se aos discípulos, mas todos o temiam, não querendo crer que se tivesse tornado discípulo.
    27 Então Barnabé, levando-o consigo, apresentou-o aos apóstolos e contou-lhes como Saulo vira o Senhor no caminho, e que lhe havia falado, e como em Damasco pregara, com desassombro, o nome de Jesus.
    28 Daí por diante permaneceu com eles, saindo e entrando em Jerusalém, e pregando, destemidamente, o nome do Senhor.
    29 Falava também e discutia com os helenistas. Mas estes procuravam matá-lo.
    30 Os irmãos, informados disso, acompanharam-no até Cesaréia e dali o fizeram partir para Tarso.
    31 A Igreja gozava então de paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Estabelecia-se ela caminhando no temor do Senhor, e a assistência do Espírito Santo a fazia crescer em número.
    Palavra do Senhor.

Salmo - 21/22
    Senhor, sois meu louvor em meio à grande assembléia!
    sois meu louvor em meio à grande assembléia;
    cumpro meus votos ante aqueles que vos temem!
    Vossos pobres vão comer e saciar-se,
    e os que procuram o Senhor o louvarão.
    “Seus corações tenham a vida para sempre!”

Lembrem-se disso os confins de toda a terra,
    para que voltem ao Senhor e se convertam,
    e se prostrem, adorando, diante dele
    todos os povos e as famílias das nações.
    Somente a ele adorarão os poderosos,
    e os que voltam para o pó o louvarão.

Para ele há de viver a minha alma,
    toda a minha descendência há de servi-lo;
    às futuras gerações anunciará
    o poder e a justiça do Senhor;
    ao povo novo que há de vir, ela dirá:
    “Eis a obra que o Senhor realizou!”

2a Leitura - 1 João 3,18-24

Leitura da primeira carta de são João.
    3 18 Meus filhinhos, não amemos com palavras nem com a língua, mas por atos e em verdade.
    19 Nisto é que conheceremos se somos da verdade, e tranqüilizaremos a nossa consciência diante de Deus,
    20 caso nossa consciência nos censure, pois Deus é maior do que nossa consciência e conhece todas as coisas.
    21 Caríssimos, se a nossa consciência nada nos censura, temos confiança diante de Deus,
    22 e tudo o que lhe pedirmos, receberemos dele porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é agradável a seus olhos.
    23 Eis o seu mandamento: que creiamos no nome do seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, como ele nos mandou.
    24 Quem observa os seus mandamentos permanece em (Deus) e (Deus) nele. É nisto que reconhecemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu.
    Palavra do Senhor.

Evangelho - João 15,1-8

Aleluia, aleluia, aleluia.
    Ficai em mim, e eu em vós hei de ficar, diz o Senhor; quem em mim permanece; esse dá muito fruto (Jo 15,4s).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
    15 1 Disse Jesus: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará;
    2 e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto.
    3 Vós já estais puros pela palavra que vos tenho anunciado.
    4 Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim.
    5 Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
    6 Se alguém não permanecer em mim será lançado fora, como o ramo. Ele secará e hão de ajuntá-lo e lançá-lo ao fogo, e queimar-se-á.
    7 Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito.
    8 Nisto é glorificado meu Pai, para que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos”.
    Palavra da Salvação.

Oração Sobre as Oferendas
    Ó Deus, que, pelo sublime diálogo deste sacrifício, nos fazeis participar de vossa única e suprema divindade, concedei que, conhecendo vossa verdade, lhe sejamos fiéis por toda a vida. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão
    Eu sou a videira, vós os ramos, diz o Senhor. Quem permanece em mim e eu nele, dá muito fruto, aleluia! (Jo 15,1.5)

Depois da Comunhão
    Ó Deus de bondade, permanecei junto ao vosso povo e fazei passar da antiga à nova vida aqueles a quem concedestes a comunhão nos vossos mistérios. Por Cristo, nosso Senhor.

• 30/04/2018 V SEMANA DA PÁSCOA (Branco - Ofício do dia)

• 28/04/2018 IV SEMANA DA PÁSCOA (Branco - Ofício do dia)