• XIV SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde - Ofício do Dia) (10/07/2018)

Antífona de entrada
    Recebemos, ó Deus, a vossa misericórdia no meio do vosso templo. Vosso louvor se estenda, como o vosso nome, até os confins da terra; toda a justiça se encontra em vossas mãos (Sl 47,10s).

Oração do Dia
    Ó Deus, que pela humilhação do vosso Filho reerguestes o mundo decaído, enchei os vossos filhos e filhas de santa alegria e Dai aos que libertastes da escravidão do pecado o gozo das alegrias eternas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1a Leitura - Oseias 8,4-7.11-13

Leitura da profecia de Oseias.
    8 4 “Constituíram reis sem minha aprovação, e chefes sem meu conhecimento. Fizeram para si ídolos de sua prata e de seu ouro, para a sua própria perdição.
    5 Rejeito teu bezerro (de ouro), ó Samaria! Minha cólera inflamou-se contra eles. Até quando não poderão eles purificar-se?
    6 Porque (esse bezerro) é obra de Israel, foi um artista que o fez; ele não é um deus, será, pois, despedaçado o bezerro de Samaria.
    7 Visto que semearam ventos, colherão tempestades; não terão sequer uma espiga, e o grão não dará farinha; e, mesmo que a desse, seria comida pelos estrangeiros.
    11 Efraim multiplicou os altares, e seus altares só lhe serviram para pecar.
    12 Mesmo que eu lhe escreva todos os preceitos de minha lei, ele a estimará como uma lei estrangeira.
    13 Oferecem vítimas em sacrifício e comem-lhes as carnes, mas o Senhor não se compraz nelas. Doravante ele se lembrará da iniqüidade deles, e punirá os seus pecados: voltarão para o Egito”.
    Palavra do Senhor.

Salmo - 113B/115

Confia, Israel, no Senhor!

É nos céus que está o nosso Deus,
    Ele faz tudo aquilo que quer.
    São os deuses pagãos ouro e prata,
    Todos eles são obras humanas.

Te boca e não podem falar,
    Têm olhos e não podem ver;
    Têm nariz e não podem cheirar,
    Tendo ouvidos, não podem ouvir.

Têm mãos e não podem pegar,
    Têm pés e não podem andar.
    Como eles serão seus autores,
    Que os fabricam e neles confiam.

Confia, Israel, no Senhor.
    Ele é teu auxílio e escudo!
    Confia, Aarão, no Senhor.
    Ele é teu auxílio e escudo!

Evangelho - Mateus 9, 32-38

Aleluia, aleluia, aleluia.
    Eu sou o bom pastor, conheço minhas ovelhas e elas me conhecem, assim fala o Senhor (Jo 10,14).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
    Naquele tempo, 9 32 apresentaram-lhe um mudo, possuído do demônio.
    33 O demônio foi expulso, o mudo falou e a multidão exclamava com admiração: "Jamais se viu algo semelhante em Israel".
    34 Os fariseus, porém, diziam: "É pelo príncipe dos demônios que ele expulsa os demônios".
    35 Jesus percorria todas as cidades e aldeias. Ensinava nas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo mal e toda enfermidade.
    36 Vendo a multidão, ficou tomado de compaixão, porque estava enfraquecida e abatida como ovelhas sem pastor.
    37 Disse, então, aos seus discípulos: "A messe é grande, mas os operários são poucos.
    38 Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários para sua messe".
    Palavra da Salvação.

Oração Sobre as Oferendas
    Possamos, ó Deus, ser purificados pela oferenda que vos consagramos; que ela nos leve, cada vez mais, a viver a vida do vosso reino. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão
    Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio! (Sl 33,9)

Depois da Comunhão
    Nós vos pedimos, ó Deus, que, enriquecidos por essa tão grande dádiva, possamos colher os frutos da salvação sem jamais cessar vosso louvor. Por Cristo, nosso Senhor.

• 14/07/2018 XIV SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde - Ofício do Dia)

• 13/07/2018 XIV SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde - Ofício do Dia)

• 12/07/2018 XIV SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde - Ofício do Dia)

• 11/07/2018 SÃO BENTO ABADE E PAI DOS MONGES (Branco, Prefácio Comum ou dos Santos - Ofício da Memória)