Sobre a participacao na Santa Missa: (29/11/2018)

1) NÃO CHEGAR ATRASADO NA MISSA - Lembre-se de que Deus o está esperando para enchê-lo com seu amor, dar seu perdão, falar ao seu ouvido. Ele separou um lugar na mesa para você. Não o deixe esperando.

2) NÃO USAR ROUPAS INADEQUADAS - Não use vestiários que possa manifestar falta de respeito ao Sagrado e chamar atenção ou provocar escândalo (decote, minissaia, bermudas, shorts, etc.)

3) NÃO ENTRE NA IGREJA SEM SAUDAR O SENHOR – Ao chegar, faça o Sinal da Cruz. Ele está lá, feliz por ver você. Agradeça-o, pois ele o convidou.

4)FAÇA A REVERÊNCIA OU GENUFLEXÃO – Se você passar diante do Altar, que representa Cristo, faça a reverência, que é uma pequena inclinação com a cabeça. Se passar diante do Sacrário, onde está o Cristo presente na Hóstia Consagrada, faça a genuflexão, que consiste em tocar o chão com o joelho direito.

5) A POSTURA E OS GESTOS NA SANTA MISSA:

A Liturgia é feita de gestos e símbolos (SC 7). O homem é corpo e alma. Por isso ele age com a alma e com o corpo ao mesmo tempo. A fé, o amor e os sentimentos são manifestados através dos gestos e da posição do corpo. O olhar, as mãos, a palavra, o silêncio, o canto, tudo é expressão de sua vida. O contato e a comunicação com Deus passa pelo mesmo caminho (cf. Jo 1,1-18; 14,9; Lc 1,5-66; 2,1-52; Mc 14,22-24).