Setembro, mês da Bíblia

O mês de setembro é um tempo especial para os católicos, pois é dedicado à Palavra de Deus, que ilumina, fortalece e guia o nosso caminhar. Celebrar o Mês da Bíblia é uma oportunidade de aprofundarmos nosso conhecimento e relação com as Sagradas Escrituras, a fonte da verdadeira sabedoria.

A Igreja Católica escolheu setembro para essa celebração em memória de São Jerônimo, cuja festa litúrgica ocorre no dia 30. Foi ele quem traduziu a Bíblia para o latim, tornando-a mais acessível ao povo de sua época. São Jerônimo nos deixou um importante ensinamento: “Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo”. Por isso, somos convidados, de maneira especial, neste mês, a conhecer mais profundamente a Palavra de Deus, a meditar e a viver seus ensinamentos no dia a dia.

A Bíblia é a carta de amor de Deus para a humanidade. Ela nos revela o plano de salvação e nos conduz ao encontro pessoal com Jesus Cristo, a Palavra viva que se fez carne. A cada página lida, encontramos a mensagem de vida e esperança, que nos impulsiona a sermos instrumentos de paz e justiça no mundo.

Que neste mês de setembro, cada cristão possa abrir seu coração à Palavra de Deus, permitindo que ela transforme vidas, fortaleça a fé e seja luz para todos os nossos passos.