Comunidade Betânia

Objetivo Geral do projeto: O Centro de Tratamento/Recuperação Betânia tem por objetivo oferecer tratamento eficaz na recuperação de dependentes químicos, resgatando sua autoestima, confiança, cidadania, dignidade e principalmente respeito por si mesmo, levando-o a perceber que pode viver sem necessidade de drogas. Quer possibilitar a construção de um novo estilo de vida. 

Porque Comunidade Betânia?

O nome Betânia vem do hebraico e quer dizer lar dos pobres. A cidade de Betânia era o lugar onde moravam os amigos de Jesus e, comumente Ele ia para lá a fim de descansar, (Lc 10,38s) refazer as forças. Segundo Lucas foi em Betânia que Jesus abençoou os discípulos e, à vista deles, subiu aos céus. Também o projeto de recuperação de dependentes químicos quer ser um lugar de descanso das fadigas da vida, onde os internos tenham uma excelente oportunidade de rever seus projetos, repensar suas opções, beber na fonte da espiritualidade (centrado na Palavra), ganhando fôlego para viver no espírito de Deus e serem, arrebatados para um nova vida.

O Lugar

O lugar físico onde estarão às instalações do projeto (masculino) é um lugar preparado e reservado pelo Senhor, Fica na saída para o litoral, pela ES 257. É um verdadeiro recanto, regado por águas cristalinas que brotam da terra, visibilizado por uma piscina, na chegada, que lembra-nos a necessidade de purificação.Olhando para frente, a visão é de uma planície – Lc 6,17 e, olhando para os fundos é de um vale, que nos faz lembrar o vale de onde o Senhor pode fazer ressuscitar os ossos ressequidos (Ez 37, 1ss). O verde da mata que circunda o local onde ficam as casas, traz o frescor e refrigério necessários na recuperação das forças…

Mística

A Montanha, na Bíblia é o lugar, por excelência, do encontro com Deus. No monte Tabor os discípulos fazem a experiência com o trasncedente. Jesus se transfigura diante dos discípulos. (Mc 9, 2-10). Aqui os internos serão motivados a olhar para longe, enxergar como a águia, os novos caminhos que se lhes abrem, tanto pela planície, quanto pelo vale. Quem olha para o futuro e enxerga longe, não toma caminhos vulneráveis como as drogas. No complexo das edificações haverá uma capela, onde todos beberão de uma profunda espiritualidade, alimentando no dia a dia, através da oração individual e comunitária a sua relação consigo mesmo com o próximo e com Deus. O projeto se objetiva a ajudar os recuperando a sempre colocar Cristo no centro de suas vidas. ( Ap 1,8; 21,6)

Integração com a Natureza

O ambiente proporciona uma verdadeira, integração com a natureza a partir da visão que se pode ter do vale e da planície, da fonte que nasce dentro da área, da pista de caminhada entre as árvores que circunda o projeto, no contato com a terra, no cuidado com os animais e aves a serem criados no projeto, reencontrarão uma nova visão de mundo.

A Metodologia de trabalho

A organização mundial da saúde reconhece a dependência química como uma doença progressiva, crônica, incurável e fatal. É porem uma doença tratável. Debilita a saúde física, mental, social, familiar, espiritual e funcional, afetando, portanto todos os aspectos da vida do indivíduo e com grande impacto social. Abordando a doença com uma metodologia baseada no modelo Minnesota adaptada à realidade brasileira e na vivência e prática dos 12 passos do AA e demais grupos, buscar-se-á oferecer aos recuperandos condições de revisão de vida e oportunidade de um novo olhar, baseado na prioridade dos “três R”: Resgate, Reabilitação e Reintegração.Os internos serão motivados a voltar seu olhar para Jesus Cristo, modelo de vida a ser seguido (Jo 14,6).

Público alvo

Inicialmente, 35 homens acima de 18 (dezoito) anos.

Retorno à família

Ao final do seu processo de reconstrução de vida e reflexão neste local, como no tabor, o interno será convidado a olhar os vales de sua vida. Este olhar será um profundo exame de consciência para detectar sombras e possibilidades que se descortinam. Será convidado a olhar a planície e ver os horizontes que se abrem diante de si, descer o monte, porém com um novo olhar, para sua reinserção na família, que se preparou espiritual e psicologicamente para acolhê-lo, bem como na sociedade para rever suas relações e paulatinamente se reintegrar na vida da comunidade.

Edificação e manutenção

Parcerias com:

  • Paróquias do Município de Aracruz, Ibiraçú e João Neiva.
  • Prefeituras dos Municípios de Aracruz, João Neiva e Ibiraçu.
  • Governo do Estado e Governo Federal
  • Empresas da iniciativa privada
  • Pessoas físicas que acreditam na ideia e apostam nesta proposta.

Projeto Betânia, um espaço para o reencontro com Deus, com o próximo, com a natureza e consigo mesmo.

Faça sua doação com depósito em C/C nº: 22.090.997 – Banco Banestes.

Seja você também um cuidador de vidas.