Dia de Finados: Uma Celebração de Esperança e Vida Eterna

No dia 2 de novembro, a Igreja Católica celebra o Dia de Finados, um momento especial de oração e lembrança por aqueles que já partiram deste mundo. Mas, para nós cristãos, essa data não é marcada pela tristeza, mas pela esperança na vida eterna, como ensinado no Catecismo da Igreja Católica.

A morte, para o cristão, não é o fim, mas o início de uma nova vida em comunhão plena com Deus. O Catecismo nos lembra que “os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas ainda não estão perfeitamente purificados, passam por uma purificação final, antes de alcançar a bem-aventurança eterna” (CIC 1030). Essa verdade nos dá força e confiança de que nossos entes queridos, em seu caminho para a eternidade, estão sob os cuidados amorosos do Pai.

Finados é uma oportunidade de renovar nossa fé na ressurreição prometida por Cristo. Ele mesmo nos disse: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá” (Jo 11,25). Nesse sentido, rezar pelos falecidos é uma expressão de amor e união, que transcende o tempo e o espaço.

Que possamos, neste Dia de Finados, lembrar com carinho e esperança daqueles que nos precederam, confiantes de que eles participam da glória de Deus. E que esta celebração nos inspire a viver cada dia com a certeza de que, em Cristo, a morte foi vencida, e a vida eterna nos aguarda.

Missas de Finados

08h – Igreja Matriz