Outubro, mês missionário

O mês de outubro, na Igreja Católica, é dedicado às missões, um tempo especial para refletirmos sobre o chamado de Jesus: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). A missão é a essência da nossa fé cristã, pois somos convidados a ser discípulos missionários, levando o amor e a mensagem de Cristo a todos os lugares.

O Papa Francisco nos recorda constantemente que a missão da Igreja não é uma escolha, mas uma vocação. A missão está no coração de cada batizado, pois ser cristão é, por natureza, ser missionário. E essa missão não se limita a territórios distantes, mas começa em nossas próprias casas, comunidades, e ambientes de trabalho, onde somos chamados a ser luz e testemunho do Evangelho.

Durante o Mês Missionário, somos convidados a rezar pelos missionários espalhados pelo mundo, muitas vezes em situações desafiadoras, mas sempre cheios de fé e coragem. Eles são sinais vivos do amor de Deus e exemplo para todos nós, que também somos chamados a levar a Boa Nova com gestos de caridade, acolhimento e fraternidade.

Mais do que palavras, o mundo de hoje precisa do testemunho autêntico de vida cristã. Que possamos, inspirados pelo Mês Missionário, renovar nosso compromisso de sermos instrumentos de paz e amor, levando a mensagem de Cristo a todos, especialmente aos mais necessitados.

Que a Virgem Maria, Mãe das Missões, nos acompanhe e interceda por cada um de nós, para que sejamos discípulos missionários onde quer que estejamos.