A pastoral tem como objetivo evangelizar os trabalhadores e trabalhadoras para que, a partir da fé em Jesus Cristo, resgatem sua dignidade e promovam o crescimento do projeto de Deus na história.
Oportunizar ao trabalhador espaços de debate e formação dentro da realidade do mundo do trabalho, da espiritualidade e mística cristã, alimentadas nas celebrações e ações cotidianas.
Promover iniciativas concretas de geração de emprego e renda e, somados a outros organismos sociais, apoiar e reivindicar ações que resultem na melhoria das condições de vida da população.
Reafirmar e atualizar a opção pelos pobres, mais especificamente, trabalhadores(as).
São praticadas as presenças proféticas permanentes nas situações mais críticas de descaso em que se encontra o ser humano.
*Orientar e apoiar as legítimas organizações dos trabalhadores que apontem alternativas ao desemprego e outras necessidades humanas, fortalecendo a economia popular solidária.
*Manter sistematicamente as reuniões, encontros, seminários, assembleias…, como fatores de integração, troca de experiências, avaliação e encaminhamentos de propostas dos diversos grupos e da Pastoral como um todo.
*Promover eventos, celebrações e atividades em parceria com outras entidades afins, em datas significativas, com vistas a estimular a luta e o compromisso de mudança social.
*Garantir a formação e capacitação de agentes da Pastoral do Mundo do Trabalho, em nível local, diocesano, Regional e Inter Regional.